terça-feira, 19 de março de 2013

Pintura para Quartos (do casal, do bebê, feminino)

Uma das etapas mais complicadas na hora de decorar uma casa ou cômodo da casa é a pintura. Isso porque hoje existem diversas opções de tonalidades de cores, texturas e diversas variáveis influenciam na hora de escolher a cor ideal para pintura. Em vista das dificuldades que aparecem na hora de fazer a pintura de um quarto, juntamos diversas dicas de especialistas e consultores de decoração em um só artigo para auxiliar você na pintura para quartos.

Que cor usar na pintura?
A Suvinil - famosa e conceituada marca de tintas - criou uma ferramenta muito interessante para você que deseja pintar um quarto ou qualquer outro cômodo da sua casa. Trata-se de um simulador de decoração, onde você pode testar diversos tons de cores em um grupo de famílias de cores. Assim você pode testar diversos tons de cores e, após encontrar o tom de cor desejado, você pode anotar o código da cor e comprar uma lata de tinta da Suvinil para pintar o ambiente.

Dicas Decoração e de Pintura para Quartos


Link para acesso do simulador de decoração da Suvinil: http://www.suvinil.com.br/SimuladorV2/

A ferramenta também disponibiliza diversas texturas para você testar pinturas texturizadas, além de apontar algumas das cores tendências para este ano.

Algumas cores tem efeitos psicodinâmicos. O azul, por exemplo, estimula a cognição, por este motivo é usado em tantas escolas. O laranja, para fins de um segundo exemplo, estimula a criatividade, sendo usado em muitas agências de publicidade. Mas a psicodinâmica das cores não é o único fator que deve ser levado em consideração. Na hora de escolher qual cor usar, leve em consideração alguns fatores:
  • Qual o significado da cor usada na pintura?
  • A cor vai combinar com o restante da decoração do quarto?
  • A cor é enjoativa, cansativa ou saturada?
  • O dono/dona/donos do quarto gostam da cor? É de sua/suas preferência?
  • A cor é quente ou fria? Quais sentimentos a cor expressa?
  • A cor combina/complementa o restante da pintura da casa?
  • A cor faz com que o ambiente se torne harmônico?
  • A cor combina com as outras cores do ambiente?
  • A cor é agradável? Passa tranquilidade?
  • Etc.

Dicas de Pinturas para o Quarto do Casal

Como você viu acima, são diversos os fatores que devem ser equacionados na hora de escolher a cor que vai ser usada na pintura do seu quarto. Você pode escolher uma, duas ou mais cores para pintar as paredes do quarto.

Na hora de decorar o quarto de casal, lembre-se de levar em consideração a opinião do casal. Montamos uma galeria com algumas fotos inspiradoras de pinturas para o quarto do casal:

Dicas de Pinturas

Dicas de Pinturas

Dicas de Pinturas para Quartos

Dicas de Pinturas para Quartos

Pinturas para Quartos

Pinturas para Quartos

Pinturas para Quartos de Casal

Dicas de Pinturas para Quartos de Casal em Fotos


Artigo Recomendado: Decoração para Quarto do Casal

Ideias de Pinturas para Quartos do Bebê

As cores mais usadas na pintura de quarto infantil é o azul-marinho, no caso de quartos masculinos, e o rosa bebê, no caso de quartos femininos. Mas não é regra, os tons pasteis e tons bebês sempre caem muito bem. Confira abaixo nossa galeria de fotos com ideias de pinturas para quarto do bebê:

Ideias de Pinturas para Quartos

Sugestões de Pinturas para Quartos

Ideias de Pinturas para Quartos

Dicas, ideias e sugestões de Pinturas para Quarto do Bebê

Pinturas para Quarto do Bebê

Artigo Recomendado: Decoração para Quarto do Bebê

Sugestões de Pinturas para Quartos Femininos

Para finalizar nossa galeria de fotos, veja algumas imagens de pinturas para quartos femininos:

Quartos Femininos Pintados

Dicas de Quartos Femininos Pintados

Dicas de Pintura para Quartos Femininos

Sugestões de Pintura para Quartos Femininos


Fotos de Pintura para Quartos Femininos

Artigo Recomendado: Decoração para Quarto Feminino

Dica final: teste! Nada como um teste para saber qual cor, textura ou efeito cai melhor para o quarto que você deseja pintar. Algumas marcas de tintas, como a Suvinil, oferecem frascos menores de tinta onde você pode pintar um metro quadrado só para testar.

Algumas dicas deste artigo sobre pinturas para quartos foram inspiradas em dicas dadas pela consultora da Suvinil Erica Taguti, onde você pode conferir somadas a outras dicas interessantes no vídeo abaixo:


Não esqueça de escolher uma tinta de qualidade. Como citado no começo da matéria, temos a Suvinil, que é uma das marcas mais conhecidas e qualificadas no mercado para você pintar a sua casa, mas existem outras de qualidade que você pode usar. Lembre-se também de escolher um bom pintor, para evitar trabalhos feitos nas coxas.

Veja também: Dicas de Decoração para Casa

Gostou das dicas para pinturas dos quartos? Não deixe de comentar abaixo! Gostamos muito de receber comentários!

Um comentário: